O ECSI Portugal agora é BECX
Em 2021, o âmbito do ECSI Portugal foi alargado e adaptado às novas realidades, dando origem ao projeto Melhor Experiência do Cliente, ou BECX (Best European Customer Experience).
Para saber mais sobre este projeto, visite-nos em www.becx.pt ou contacte-nos por favor através do email [email protected]
Apresentação
O ECSI Portugal – Índice Nacional de Satisfação do Cliente é um sistema de medida da qualidade dos bens e serviços disponíveis no mercado nacional, por via da satisfação do cliente. É desenvolvido anualmente pela Equipa do Projeto e abrange vários sectores de atividade económica:
- Água (na vertente de abastecimento) - Serviços municipalizados, empresas de abastecimento de água;
 - Banca;
 - Combustíveis – Postos de abastecimento de combustíveis;
 - Comunicações – Serviço Telefónico Fixo, Serviço Telefónico Móvel, Televisão por Subscrição, Internet Fixa, Internet Móvel e Serviços Postais;
 - Dual - Gás Natural e Eletricidade em simultâneo;
 - Gás em Garrafa;
 - Gás Natural;
 - Eletricidade;
 - Seguros – Companhias de seguros de diversos ramos;
 - Transportes Públicos de Passageiros – Áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto.
 
O ECSI Portugal:
- Integra a satisfação do cliente como objetivo central na gestão das organizações, facultando-lhes instrumentos de atuação neste domínio;
 - Fornece às organizações um quadro de comunicação entre os seus clientes, os seus colaboradores e os seus acionistas;
 - Defende os interesses dos consumidores, dando-lhes a oportunidade de avaliar e serem ouvidos nos processos de melhoria da qualidade;
 - Constrói uma plataforma para a comparação ao nível da organização, do sector de atividade e do país;
 - Contribui para a competitividade e o desenvolvimento económico.
 

